Produtividade e Gestão
Supply Chain
RFID
RFID (Radio Frequency IDentification)
O RFID ( identifidação por rádio frequência) é uma alternativa inteligente para empresas que desejam adotar esta em seus produtos e processos, mas não possuem equipes internas com especialização suficiente. Com a nossa competência, ajudamos as empresas nesse processo inicial para adoção dessa promissora tecnologia.

Para isso colocamos a disposição nossa experiência de 5 anos desenvolvendo projetos de sucesso, laboratório acreditado por organismo internacional e com uma grande vantagem nesse momento importante do projeto, não possuirmos vínculos comerciais com fornecedores de software ou hardware de RFID, porém temos total acesso aos seus respectivos produtos, devido ao interesse dos mesmos em nos manterem atualizados com as últimas tecnologias.

O que é?

A tecnologia RFID vem sendo cada vez mais utilizada para identificar, rastrear e gerenciar, desde produtos e documentos até animais ou mesmo indivíduos, sem contato e sem necessidade de um contato visual.

Composta de etiquetas inteligentes (tags), leitores, antenas e sistemas computacionais, a tecnologia de identificação utiliza a radiofrequência para transmissão de dados, permitindo que a etiqueta inteligente seja lida sem a necessidade de um campo visual entre a etiqueta e o leitor, até mesmo através de barreiras e objetos, tais como madeira, plantico, papel, etc.. O RFID facilita o controle de rastreamento de produtos a longo dos processos de manufatura, logística, distribuição, até o ponto de venda, com versatilidade e mobilidade. Uma implementação funciona como um sistema poderoso de aquisição de dados em tempo real, reduzindo o tempo de transações e assegurando eficiência nos processos. Sabendo que o desafio é unir um controle a agilidade nos processos sem agregar novos custos. Com esta tecnologia, podemos transformar esses fatores em um diferencial para o seu negócio, reduzindo custos e otimizando tempo.

Áreas de atuação

* Automatização de processos logísticos e produtivos
* Rastreabilidade e localização de itens
* Automatização de leitura e escrita em etiquetas eletrônicas
* Controle de origem (DNA de produto)
* Automação de prestadores de serviços
* Lojas de varejo (eletro-eletrónicos, vestuário, alimentação, etc..)

Atividades essenciais

Análise do local

Esta atividade tem por finalidade identificar os ruídos de RF, que podem causar interferência no projeto proposto. Os engenheiros irão visitar o local onde o sistema de RFID será implantado, e identificar os ruídos existentes no ambiente para cobrir as áreas definidas pelo cliente.

Análise Preliminar do Processo

Esta atividade tem por finalidade fazer a análise dos processos de Recebimento, Armazenagem, Controle de Estoque, Produção e Expedição, incluindo a visão sistêmica das interfaces necessárias com os softwares existentes no cliente. Como resultado desta análise temos as estimativas de investimento em software, desde os softwares de back-office aos de interface com o sistema legado, como também a estimativa de investimento em hardware em RFID e estrutura computacional. Esta análise será feita por um especialistas em processos logísticos e industriais.

Descrição Valor Static Test

Esta atividade tem por finalidade definir os tipos de etiquetas apropriadas para uso no cenário apresentado pelo cliente, bem como a melhor posição para se fixar a tag no produto. Considerando o relatório de Análise do local, os engenheiros irão selecionar um conjunto de etiquetas RFID que são adequadas para uso no processo. Após esta seleção, serão executados testes para se definir a melhor posição para se fixar a tag no produto fornecido pelo cliente.

Teste e Estudo de resistência da tag ao ambiente do cliente

Esta atividade tem por finalidade além de definir qual a melhor tag, qual a melhor posição para se fixar a tag no produto, estimar a durabilidade eletromagnética da tag no ambiente do cliente. Este teste se aplica à empresas cujo processo expõe a tag a altas temperaturas, pressão, líquidos e outros tipos de materiais que reduzem a vida útil da tag.

Descrição Valor Teste de Portal Esta atividade tem por finalidade garantir a repetibilidade de leitura de paletes ou produtos ao passarem por portais de RFID que separam áreas da empresa.

Teste de Conveyor

Esta atividade tem por finalidade garantir a repetibilidade de leitura de produtos ao passagem por antenas de RFID instalados na linha de produção.

Para a execução das atividades, tem-se como premissa que a equipe do RFID tenha acesso aos “key-users”do cliente, bem como a toda informação relativa ao processo/cenário apresentado pelo cliente para a aplicação da tecnologia de RFID.


Rua Virgínia Dalabona, 1202 - Cj. 45 - Curitiba - PR - Tel: (41) 3272.9442
Management Services S/C Ltda. 2011 - Todos os direitos reservados